segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Rolls "Wave" Gracie: Sobrou para o Daniel Sabbá


Foi no bairro do Arpoador, em 1973, na Praia do Diabo. Naquele dia so os locais do surfe estavam pegando onda, mas eis que chega o Rolls Gracie para desafiar as ondas do mar!! O Rolls acabou em um dado momento "enrabeando" uma onda do cara mais arrogante da praia; Daniel Sabbá (hoje apresentador de televisão). O Sabbá reclamou, gesticulou e fez com seu jeito espalhafatoso, uma confusão danada! Na época os Gracies eram cohecidos, mas a população que não acompanhava o mundo das artes marciais não tinha a dimensão da eficiência do jiu-jitsu, inclusive o Daniel Sabbá! Na época o Sabbá era faixa-marrom de karatê e assim como Collor de Mello e Wagner Montes, imaginavam que o karatê de Bruce Lee, famoso na época, os afastava de qualquer possibilidade de derrota em uma briga de rua! O Rolls não gostou da maneira como o Sabba se dirijiu a ele e foi até Copacabana e voltou com uma galera (uns 15 caras do jiu-jitsu) para chamar o Daniel Sabba para a briga! Um outro surfista "pegou o recado", entrou no mar e disse para o Sabba: O garotão que "enrabeou" a tua onda tá lá na areia, dizendo que quer brigar contigo! O Sabba pediu um tempo pra pegar mais umas ondas e disse que em meia hora estaria lá para sair na porrada com o Rolls. Dito e feito! Sabbá saiu do mar e já veio cheio de autoridade falando pra caramba e já armando um soco pra cima do Rolls! O Gracie só desviou do golpe, derrubou o Sabbá e já caiu montado!! O Daniel assustado com o que acabara de acontecer, falou: Parou! Perdi! Pode parar, perdi! O Rolls levantou o deu como encerrada a briga, mas aí uma amigo do Sabba (Murilinho), decidiu encarar o Rolls, mas o Gracie deu um kataguruma no Murilinho e jogou ele em cima do capô de um carro! Bom, aí a porrada comeu solta! A galera do surfe levou a pior e no dia seguinte já estavam tratando de se matricular na Ac. Rolls Gracie. Nesse dia mesmo, após a briga, logo 5 horas da manhã o Sabbá voltou a praia e quando olhou para o lado, ele viu o Rolls!!! Já foi dizendo: Você não vai me bater de novo, né? E o Rolls disse: Hoje, a gente vai só pegar onda!! O resumo é que o Daniel Sabbá também se matriculou na Ac. Rolls Gracie e chegou até a faixa roxa! E foi assim que a galera do surfe conheceu a galera do jiu-jitsu e desde de então o relacionamento entre essas tribos tem sido o melhor possível! É como eu sempre falo: "Existem duas maneiras de conhecer o jiu-jitsu! Por bem ou por mal".

Por: Marc Magapi

Magapi no Twitter  

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Ivan Gomes e suas demonstrações de força


O Ivan Gomes foi um dos melhores lutadores de vale tudo na década de 70 e também era conhecido por ser um atleta muito forte!! Vaidoso, Ivan gostava de demonstrar sua força levantando seu Jeep amarelo (sem capota) e o balançando para os lados!!






Por: Marc Magapi

Magapi no Twitter

segunda-feira, 15 de outubro de 2012


O dia em que Anderson foi apenas um Silva


Em 1998, o hoje campeão mundial de MMA pelo UFC, Anderson Silva, sofreu uma derrota nos ringues da qual pouco se comenta!! É verdade que o combate era nas regras do boxe, e Anderson jamais havia feito uma luta oficial de boxe, mas o fato é que o campeão não conseguiu voltar para o sehundo round. No boxe só é permitido atacar o adversário com os punhos; o que deixava Anderson bem limitado, não podendo usar seus chutes espetaculares.
O local da luta foi o ginásio Isael Pastucc, na cidade de União da Vitória, no estado do Paraná. Seu adversário era Osmar Luiz Teixeira, que era mais conhecido como "Animal".  Na época Osmar tinha 30 anos e Anderson Silva 23!! Osmar já havia lutado 13 vezes com 11 vitórias e Anderson, como já disse, fazia a sua estréia na "nobre arte". O combate foi violento desde o início com Osmar partindo pra cima de Anderson e batendo firme!! Mais para o final do primeiro round, o Spyder clinchou, mas Osmar se livrou e desferiu uma sequência na zona hepática e depois em cima!! O Anderson sentiu os golpes em baixo a tal ponto, que nem voltou para o segundo round. Segundo resgistros da época o combate terminou por nocaute técnico, mas eu contesto, e na minha opinião se caracterizou abandono!!

Por: Marc Magapi

Magapi no Twitter

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Rickson Gracie vs Rei Zulú - Brasilia - 1980


Reza a lenda que Zulú chegou a jogar Rickson para fora do ringue durante o combate, mas como não existe filmagem dessa luta... No final das contas, Rickson venceu por finalização!!



Magapi no Twitter

segunda-feira, 1 de outubro de 2012


Carlos Gracie vs Geo Omori -  Japonês quebrou braço, né?


No ano de 1924, o Prof. Carlos Gracie fez uma de suas lutas mais lembradas pelos historiadores até os dias de hoje!! O seu adversário foi o japonês Geo Omori, que é fundador de uma das primeiras academias de jiu-jitsu no Brasil. O combate foi realizado na cidade de São Paulo, por conta da proximidade com a maior colônia japonesa no Brasil. Um dia antes do combate, Carlos disse que venceria Omori com um armlock, que era a sua especialidade. A luta era prevista para três rounds de três minutos cada; e no finalzinho do combate, Carlos Gracie, puxou Omori para a sua guarda, aproveitou o movimento do japonês e deu um "balãozinho", já caindo na montada!! Geo Omori se assustou e Carlos aproveitou para dar um bote no pescoço do japonês!! O lutador nipônico defendeu bem, mas acabou expondo o braço, devidamente puxado esticado e massacrado num armlock, por Carlos Gracie!! O japonês resistiu até o momento em que ouviu o estalado e percebeu que tinha quebrado o braço, porém virou para o juiz da luta e fez sinal de "tudo bem, vou continuar"!! O Carlos Gracie se desconcentrou e ainda tomou uma inversão do japonês, mas a luta acabou logo em seguida. Como não haviam jurados o resultado da luta foi empate!! A bravura do japonês acabou sendo premiada! Ao final do combate ambos se reverenciaram!! Tempos depois eles se enfrentaram de novo, luta da qual eu não conheço detalhes, apenas que novamente acabou empatada!!

Magapi no Twitter

Por: Marc Magapi