quarta-feira, 27 de junho de 2012

Homem Quiabo: O invencível Pedro Hemetério

 

Era assim que um dos maiores lutadores do século passado era conhecido!! Homem Quiabo, era o apelido de Pedro Hemetério, cearense bom de briga, que encarou diversos desafios na sua vida (dizem que lutou mais de duzentas vezes) e nunca se viu registro de sequer uma derrota em competições oficiais!! O apelido "homem quiabo" foi dado por amigos do mundo das lutas, que se surpreendiam com a facilidade, com a qual Pedro passava para as costas de seus adversários a partir da posição de guarda fechada!! Pedro faleceu em 2009, em São Paulo, na única luta que não venceu!! Aos 86 anos, o velho coração cansado de guerra, parou e Pedro nos deixou, entretanto alguém que viveu tantos anos certamente acaba deixando boas histórias por aí.

Hemetério foi o melhor aluno que Carlos Gracie já teve! Imaginem que ele chegou a lutar contra o próprio irmão de Carlos, George Gracie, e após derrubá-lo, passar a guarda e montar, o finalizou em um estrangulamento. A facilidade com que aprendia novos golpes, deixava em todos um ar de surpresa, tanto que certa vez, Carlos Gracie, decidiu aventurar seu púpilo por outras "terras" e aproveitando a presença do campeão húngaro de luta livre no Brasil, Anton Shoubert, fez o desafio!! O húngaro achou até engraçado, um rapaz com 25 quilos a menos, bem mais baixo, querer lutar com ele, mas o campeão da luta livre, não pensou duas vezes e aceitou o desafio, que proibia socos e chutes. Bom, para resumir o "desastre", eu só vou dizer que o "Homem Quiabo", foi derrubado aos 10 segundos de luta, mas conseguiu fechar a guarda e na sequência passou para as costas de Shoubert, engatando um estrangulamento, sem dó nem piedade!! Pouco mais de um minuto de luta e Shoubert, bateu...

Magapi no Twitter 

 

Por: Marc Magapi

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Bruce Lee, A Lenda do Dragão


Na época em que Bruce Lee dava aulas em Seattle (EUA), um carateca decidiu desafiá-lo e chegando na academia começou a se aquecer em um canto improvisado do ring, já com seu uniforme de luta e sua faixa-preta na cintura. Então, Bruce chega a sua academia, com um sorriso nos lábios,  jaqueta sobre os ombros e diz simplesmente: Você está pronto? o carateca respondeu com um grito penetrante e partiu em seguida para cima de Bruce que desviou e simultaneamente desferiu um cruzado de direita "de lascar"!! Na sequência, uma saraivada de socos por parte de Bruce e a luta está terminada!! Tudo que eu ví foi um "instante" de Bruce. A duração foi 2 segundos... Soube depois que o carateca foi parar no hospital depois deste "combate"!! Ronald Kealoha, assim lembra a única luta que assistiu de Bruce Lee durante toda a época que foi seu aluno - de 1959 a 1964. Continua Ronald: - "A luta foi realizada na academia em Seattle". Bruce e o carateca concordaram com esse match, porque o carateca havia entrado praticamente invadindo a aula de Bruce e exigido uma luta, ridicularizando seu ensino... Na época os alunos de Bruce eram: Jesse Glover, Jim de Mile, Saky Kimura e Carley Woo.

Magapi no Twitter 

Por: Marc Magapi

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Na minha família o cara já nasce famoso



A frase do título acima é do Rorion Gracie, mas a história que vou contar se passou com Carlinhos Gracie, quando este ainda era uma adolescente. Na época o Carlinhos devia estar com uns 14 ou 15 anos e além de seus colegas de academia, também tinha seus colegas, que nada tinham haver com o mundo das lutas. Um belo dia, Carlinhos, estava bem na entrada da escola que estudava, conversando com alguns colegas de classe, apenas aguardando o sinal para entrar para a sala de aula. Foi quando um valentão de uns 17 anos (e nessa fase, dois ou três anos a mais contam muito) começou a falar a alto e dizer que ele era o bom e que se alguém estivesse disposto ele enfrentaria qualquer um que estivesse ali. Neste momento os colegas de Carlinhos Gracie, abriram uma roda quase que simultaneamente e olharam para o Gracie, como que esperando dele uma atitude!!! Tempos depois o Carlinhos Gracie, declarou que naquele momento ele entendeu a responsabilidade que carregava junto com seu sobrenome e que na sua família o cara ja nasce famoso!! Quanto ao valentão, não conseguiu nada, porque Carlinhos, com muita paciência conseguiu demovê-lo da idéia de brigar com alguém naquele dia. Como Rickson gosta de ressaltar sempre que pode, a arte suave, só deve ser usada nas ruas em último caso e sendo fiel ao seu princípio básico, a defesa pessoal!!


Magapi no Twitter

por: Marc Magapi

quarta-feira, 6 de junho de 2012

A rivalidade entre Ryan Gracie e Jorge "Macaco" Patino - Parte 2

Desta vez o palco do "combate" foi o bairro do Itaim, em São Paulo. Mais uma vez os dois se encontraram e após muitos elogios às mães de ambos, a porrada comeu solta, desta vez o Ryan se deu bem. Logo que começou a briga Ryan deu uma baiana no Macaco e caiu já na posição de "100 quilos", nisso o Ryan deu uns soquinhos sem muita expressão e o Macaco ficou lá, parado praticamente sem reação, foi quando apareceu um terceiro "lutador", o Hulligan, que era um cachorro da raça pitbull, que se meteu entre os dois e fez uma tremenda confusão, então o Ryan se aproveitou e deu umas porradas no Macaco, que tentou alguns golpes também, mas não conseguiu nada. Conseguiram tirar o cachorro de perto dos dois, e a luta continuou, o Ryan estranhamente cansou logo depois, e se afastou do Macaco dizendo: "Tá bom, tá bom..." Cada um foi para um lado, mas o destino ainda os colocou frente a frente, tempos depois, mas essa eu conto outro dia.


Magapi no Twitter  


Por: Marc Magapi